A higienização é fato primordial em dois ambientes na casa: a cozinha e o banheiro.
Na cozinha basta um bom desinfetante, um pano, espuma e sabão, mas já em relação ao banheiro os cuidados são dobrados. O banheiro não é uma das mais agradáveis áreas na a faxina doméstica e na maioria das casas, o ambiente é bem pequeno, ou seja, nem sempre você consegue higienizá-lo da forma correta. Vamos às dicas de limpeza:
Os itens a serem utilizados na limpeza do banheiro são: luvas, dois panos (um precisa estar seco), rodo, saponáceo, desinfetante, álcool, escovinha de o vaso, uma bucha e amaciante.
Para você não se cansar muito ou esquecer-se de limpar uma área do banheiro, separe por região e foque somente nela. E uma dica: deixe o chão por último.
Provavelmente ele irá sujar ainda mais quando você estiver passando água na pia e no vaso, então, deixe esta parte para o final. Começando deixe o banheiro com o mínimo de objetos: tire o papel higiênico, as toalhas, o sabonete, escovas e tapetes. Depois de feito isto é o momento de descobrir como lavar corretamente cada parte do banheiro:
Espelho espelho meu:
Quando há manchas, misture água com vinagre e passe na superfície com um pano seco
- Se o espelho só precisa de uma limpeza simples, você pode passar um pano limpo ou usar álcool para deixá-lo mais brilhoso.
- O espelho deve ser limpo semanalmente, evitando que aquelas borras de pasta de dente acabem virando manchas difíceis de serem removidas.
Vaso parte externa:
Como o vaso tem muitas bactérias, o mais indicado é que você use luvas, que tanto te protegem, como também não deixam a sua mão ressecada por causa dos produtos utilizados. Ao limpar a parte externa do vaso, use uma esponja e um detergente ou álcool. O mesmo deve ser feito na tampa e no assento, seque tudo com um pano seco.
Vaso parte interna:
- Use uma escovinha específica de vaso com desinfetante ou com água sanitária (deixe a solução agir por 10 minutos).
- Esfregue bem a borda onde sai água e se ela tiver crosta de bloco sanitário (aqueles que deixam um perfume) use saponáceo para tirar a mancha.
- Depois de limpo dê a descarga e se as manchas persistirem, faça uma nova limpeza no dia seguinte.
Box:
Eu perco as contas de quantas horas passo esfregando o vidro do Box afim de remover aquelas incansáveis marquinhas brancas de sabonete endurecido. A solução no meu caso foi usar amaciante em água morna.
- Na área do Box é comum aparecer mofo, para tirá-lo use desinfetante e uma solução que inibe o mofo (ela pode ser encontrada em lojas de produtos de limpeza). Afim de que você não tenha que lidar sempre com esta sujeira, deixe a porta do Box aberta após o banho, assim o ar circula e a umidade interna diminui.
- O ralo é um lugar que a gente nem quer mexer, mas abra a tampinha (com uma luva, é claro) e remova os fios, isso vai evitar que ocorra entupimento.
Chão:
Aqui na minha casa o piso é branco, ou seja, sempre fica sujo! Para as limpezas diárias eu uso um pano com desinfetante, mas na limpeza mais pesada eu prefiro usar uma vassoura, sabão em pó e água. Depois de feito é preciso secar bem, pois qualquer calçado sujo termina com a minha limpeza.
Bidê:
Uma esponja com desinfetante deve ser usada para limpar a parte interna e externa. Para que a umidade não facilite a proliferação de fungos, seque tudo o que limpou.
Azulejos:
Use removedor específico de tirar aquela crosta branca que fica nas frestas.
Pia:
Se ela não estiver muito suja, use uma bucha com água e sabão para deixá-la limpa. Mas se há aquelas sujeirinhas mais difíceis de serem removidas, jogue um pouco de bicarbonato de sódio na região e esfregue. A torneira fica mais brilhosa quando usamos esponja de aço, mas cuidado, não esfregue muito pois pode riscar o aço.
Bancada:
Se a bancada for de mármore, não use esponja de aço, passe um pano com sabão (ou álcool) e depois enxágue. Caso ela seja de fórmica, você pode usar um produto específico ou o velho e bom sabão e depois passar uma camada de cera deixando a superfície brilhosa.