Às vezes precisamos de uma mãozinha extra e mais experiente para dar aquele trato na casa – e porque não uma diarista profissional? Quando optamos por contratar uma diarista em maringá precisamos de uma pessoa pra facilitar (e muito!) nosso cotidiano! Mas é preciso tomar alguns cuidados para que todas as partes envolvidas não sejam prejudicadas:
6 Cuidados básicos ao se contratar uma diarista em Maringá
1 – Combine com antecedência.
Antes do dia da faxina se informe sobre os preços e disponibilidades da pessoa que for contratar – informe-a também sobre as suas expectativas e o tamanho da sua casa (a metragem ou o número de cômodos é essencial);
2- Combine a parte financeira com antecedência…
É tão importante que merece um item próprio! Sempre deixe previamente combinado a quantia que será paga pelo serviço, transporte e alimentação (se for o caso);
3- … E seja muito responsável com ela!
Por se tratar de transação doméstica, e por muitas vezes acabarmos criando situação de intimidade com o profissional (nada mais natural, afinal é alguém que está na nossa casa peridoticamente) é comum “deixar o pagamento pra depois” ou “pagar tudo no fim do mês”, “pagar a cada X faxinas”, etc. Esse tipo de acordo prejudica o profissional ao passo que ele organiza suas contas baseado em ganhar uma diária e prejudica também o contratante, que pode, por exemplo, acabar criando um vínculo empregatício numa atividade que é esporádica. Então não se esqueça: o pagamento deve ser integral, imediatamente posterior à faxina e preferencialmente acompanhado de um recibo assinado pela diarista.
4- Apronte sua casa para a faxina!
Esse item parece algo como “se arrume para tomar um banho” – que sentido tem? O sentido é que temos a cultura muito ruim na maneira como nos relacionamos com profissionais da limpeza: eles estão lá para limpar e não organizar um ambiente monstruosamente bagunçado, muitas vezes tomando horas do serviço contratado apenas na organização, desfocando o principal que é a limpeza em si. Não atrapalhe o trabalho deles com a sua bagunça pessoal, por exemplo. Também é de sua responsabilidade ter certeza de que a diarista vai ter todas as ferramentas necessárias a fim de realizar o trabalho (rodo, vassoura, baldes, panos, produtos de limpeza, etc).
6 – Cuidados para se contratar diarista em Maringá.
Tenha certeza de que todos os materiais necessários estarão disponíveis!
5- Esteja lá, pelo menos no começo e na primeira vez.
É super comum deixar a chave em algum lugar combinado previamente ou até dar uma cópia para a pessoa – o que não costuma refletir em problemas no trabalho em si quando o empregador e o contratado já estão acostumados com a dinâmica um do outro, mas na primeira visita talvez seja interessante para as duas partes que você apresente cada ambiente e cada particularidade dele (talvez um armário que não deva ser limpo, um móvel com cuidados específicos, etc…).
6- E, mais importante, encontre alguém que funcione para você.
Faxina é algo que tende a ser periódico e, mesmo que não seja em frequência pré-estabelecida, também algo que temos a tendência de procurar sempre a mesma pessoa: então ao procurar um profissional tenha em mente suas prioridades.