Na hora de construir ou reformar um estabelecimento comercial, uma casa, ou apartamento, a maioria das pessoas focam em praticidade. Entre os materiais que serão utilizados, o melhor custo x benefício é que sai vitorioso no carrinho de compras. Um bom exemplo disso é a questão de limpeza. Por exemplo, limpar piso de porcelanato faz com que o mesmo tenha vantagens em relação a outros. O importante é comprar um material que atenda a necessidade do consumidor a longo prazo, o que exige uma certa pesquisa antes da compra.
Um dos materiais que mais exige pesquisa por parte do comprador são os pisos. Ele merece atenção, pois é algo que não é trocado com frequência, dado o trabalho e dificuldade que uma obra dessas pode trazer. Por isso, é recomendado investir sim, um pouco mais na hora de escolher o piso do seu imóvel.
Como já sabemos, tudo ao nosso redor segue, mesmo que involuntariamente, as tendências mundiais. E no quesito decoração, não existe um piso mais popular do que o porcelanato. Ele é considerado o status mais moderno da cerâmica, atraindo fãs em todos os cantos do mundo – e em todos os ambientes também.
Porcelanato: o piso que veio para ficar
Obcecados por limpeza que somos, temos total consciência de que investir em um tipo de revestimento que exige pouca manutenção e de quebra, garante muita beleza e sofisticação a qualquer ambiente, vale e muito a pena.
Disponíveis em diversas cores, tamanhos e acabamentos, podendo inclusive ser fosco ou brilhante, os modelos de porcelanato impressionam por sua variedade e capacidade de encantar até mesmo aqueles que torcem o nariz para esse tipo de revestimento.
Tanto que hoje em dia, ao entrar em lojas de materiais de construções, é fácil notar que o porcelanato ganha um espaço maior e bem especial para a exibição de produtos nessa linha.
Como escolher o tipo de porcelanato ideal?
Porcelanato Acetinado
Geralmente com esse nome nos mostruários de lojas de materiais de construção, o porcelanato acetinado nada mais é do que um porcelanato fosco. Traz consigo um visual mais neutro e clássico, além de ser mais resistente a riscos e manchas. Ideal para cozinhas e lavanderias, por exemplo.
Porcelanato Polido
O mais popular e queridinho das mulheres, o porcelanato polido reflete bastante brilho e tem textura lisa. Por se tratar de um modelo mais delicado, é mais recomendado para áreas mais “tranquilas”, como sala, quartos e corredores.
Porcelanato Rústico
Nem brilhante, nem fosco. O porcelanato rústico é o modelo tradicional, que não traz tantas modificações no seu visual, mas consequentemente é muito mais resistente do que os outros. Ele é recomendado para áreas como quintais, jardins, garagens e a área da piscina.
Hora da limpar piso de porcelanato: muito cuidado antes de começar
Após escolher o melhor tipo de porcelanato para o estabelecimento, apartamento ou escritório, começam as dúvidas sobre como cuidar desse tipo de revestimento. Você já deve ter ouvido que o processo de limpeza do porcelanato é extremamente simples, e ele realmente é. Porém, sua facilidade para obter manchas e riscos, principalmente no caso do porcelanato polido, também é grande.
Por isso, é preciso seguir a risca todos os cuidados que são recomendados na hora de realizar uma boa limpeza no seu piso de porcelanato. Afinal, não queremos um piso feio e mal cuidado, já que foi feito um bom investimento para tê-lo, não é mesmo? Então, confira a seguir as instruções de limpeza para deixar o seu piso limpo e brilhante.
Passo a passo para limpar piso de porcelanato
- Comece varrendo o piso, sempre com uma vassoura de cerdas macias. As vassouras com cerdas grossas não podem, de maneira alguma, serem utilizadas no porcelanato. Ao invés de limpá-lo, ele deixará o piso completamente arranhado.
- Uma alternativa às vassouras é passar um aspirador de pó de forma bem cuidadosa, para não riscar o piso. Use neste caso o bico mais sensível do aspirador, que é o mais fácil para evitar riscos.
- Em um balde, misture cinco litros de água e uma colher de Reflex Plus, da Elfen. Esse produto foi criado para fazer a limpeza e manutenção de porcelanatos e pisos frios em geral.
- Aplique um mop úmido nesse balde, tire e torça. Com o mop úmido embebido no produto e com a ajuda de um rodo, passe com cuidado por todo o piso, dando atenção inclusive aos rejuntes. Se preferir, deixe agir por alguns minutos.
- Enxágue toda a área com a ajuda de um mop úmido, seguido de um pano seco para deixar a área livre de qualquer tipo de umidade.
Dicas preciosas de cuidados com o seu porcelanato
O porcelanato é sensível e esse revestimento não aceita qualquer tipo de produto, podendo ocasionar manchas indesejáveis. Para que isso não aconteça, evite produtos como sabão em pó, pedra-pome, sapólio e até mesmo o vinagre. Produtos auxiliares de limpeza com textura grossa como lãs de aço também são proibidos.
Para quem tem porcelanato colorido, principalmente da cor preta, precisa tomar ainda mais cuidado na hora da limpeza. Isso porque produtos como água oxigenada e água sanitária podem ocasionar manchas ou até mesmo um forte desbotamento no porcelanato.
Como tirar manchas do porcelanato
Se infelizmente, o seu porcelanato já foi “premiado” com alguma mancha, não se desespere a final, é sempre possível limpar piso de porcelanato. Há solução para tudo, mesmo que seja uma mancha em um revestimento tão sensível. Para acabar com esse inconveniente, siga as instruções a seguir:
- Procure um removedor específico, que pode ser aplicado em áreas com revestimento em porcelanato. Mesmo que as instruções afirmem a possibilidade de utilizá-lo, é interessante fazer um teste. Para isso, use um canto escondido para ver se não há riscos de que ele faça uma mancha ainda maior.
- Se o removedor testado não trouxer problemas, é hora de aplicá-lo. É importante aplicar somente na área da mancha em questão, evitando os outros pisos que não tem a mesma necessidade de limpeza do que o manchado.
- Deixe agir por alguns segundos e enxágue com a ajuda de um mop úmido. Se a mancha não desaparecer, repita o processo de forma cautelosa, até que ela desapareça por completo. Enxágue mais uma vez e seque definitivamente com a ajuda de uma toalha de papel.
O segredo está em cuidar do piso da forma correta
O porcelanato é um revestimento moderno e que ganhou a preferência de muitos brasileiros após conquistar todo o continente europeu. Por mais que as técnicas de cuidados para limpeza e manutenção pareçam complicadas, note que é exatamente o contrário.
O porcelanato aceita produtos simples para sua limpeza, como um detergente diluído em água, por exemplo. O que gera uma boa economia se comparado com pisos de valor inferior, mas que no dia-a-dia exigem produtos caros para mantê-los bem cuidados.
O único segredo deste revestimento tão popular é a maneira que ele deve ser cuidado. Sempre com muita cautela. Com produtos certos e sem acrescentar produtos malucos que muitas vezes prometem um bom serviço, mas que na verdade, só mancharão seu piso e trarão um grande prejuízo na troca de pisos depois.
Invista sem medo no piso porcelanato, no estilo que você preferir (hoje, porcelanatos imitam com perfeição pisos de madeira). São mais fáceis de cuidar e mil vezes mais higiênicos. Limpar piso de porcelanato é um processo mais simples que pisos de madeira.
Tenha a segurança em sua empresa com um revestimento de qualidade e de fácil manutenção. Seu piso com certeza irá durar muitos e muitos anos, embelezando ainda mais o ambiente que foi escolhido para recebê-lo.