Dicas para evitar o aparecimento de mofo e facilitar a higienização
Muito mais do que manter a aparência do banheiro em dia, a limpeza do rejunte contribui para evitar o surgimento de fungos e germes, tornando-se essencialmente uma questão de higiene e saúde.
Mas para muita gente a hora de limpar estes pequenos espaços entre os azulejos é um verdadeiro pesadelo, já que eles acumulam muita gordura expelida do corpo e dos cosméticos e às vezes não há produto que resolva.
A boa notícia é que a solução para limpar o rejunte do banheiro de maneira muito mais fácil pode estar em ingredientes caseiros mesmo, que formam misturas potentes e ajudam a amolecer todo o mofo e a gordura.
Use vinagre de vinho branco
Misturas feitas com água e bicarbonato de sódio ou vinagre de vinho branco são ótimas aliadas caseiras para esse tipo de limpeza, existem ainda outros materiais indispensáveis para a higienização dessas áreas: panos para limpeza, escova de dentes (para esfregar áreas menores), detergente neutro, água sanitária em borrifador, esponjas de limpeza, balde e luvas de borracha para proteção das mãos.
O vinagre de álcool (ou vinho) branco é realmente unanimidade entre os especialistas em limpeza. Aplicar o ingrediente com uma escola de unha ou de dente e deixá-lo agir por 20 minutos sobre o rejunte é a técnica mais eficaz para a remoção do mofo, após a aplicação, usar um desinfetante com uma boa fragrância para aromatizar o banheiro, pois o vinagre tem um odor bem característico.
Use bicarbonato de sódio
Com ótimo custo-benefício, o bicarbonato de sódio age de forma eficiente na remoção de gorduras e manchas do rejunte.
Ele pode ser misturado à água oxigenada, na proporção de 1 parte de bicarbonato para 2 de água, e aplicado com uma escova de dentes. Depois de esfregar, é só enxaguar e enxugar.
Ao misturar uma colher de sopa do produto com meio limão, esfregar e deixar agir por 5 minutos, os rejuntes também tendem a ficar limpos mais facilmente. Já para a limpeza dos azulejos, box, pias e banheiras, o bicarbonato deve ir em uma esponja e ela deve ser esfregada com movimentos leves na superfície, enxaguando e secando bem ao final.
Se estiver precisando de uma limpeza mais profunda, faça uma pasta com bicarbonato, sabão líquido e sal, passe por toda o local e deixe por 5 minutos, esfregando e enxaguando a seguir.
Crie uma rotina de limpeza
Para evitar que todo o excesso de sujeira que acarreta mofo e germes se forme, o ideal é criar uma rotina de higienização semanal do banheiro com pano úmido e de remoção diária do pó. Outra dica importante, é procurar limpar os respingos o mais rápido possível para evitar que as manchas se tornem permanentes.