Seu piso está feio, com cara de velho? Bem, existem várias foram para limpar piso, recuperar, deixar o piso com aparência de novo e brilhando.
Truques para limpar diferentes tipos de pisos
Sabe quando você olha pro chão e bate uma saudade de quando ele era novinho ou de quando estava com o sinteco recém-feito? É normal mesmo: com o tempo, o piso vai ficando sujo, perdendo o brilho e ficando meio insosso. Mas você não precisa se conformar com isso, hoje você vai ver como limpar piso sem precisar gastar muito e fazendo da maneira correta.
Laminado, porcelanato, linóleo, sinteco, bambu, cimento queimado e vinil, tem dica pra vários tipos de pisos!
Como limpar cerâmica, porcelanato e ladrilhos
Esses são os pisos mais comuns e também mais fáceis de limpar. No mercado existem muitos produtos específicos para eles, mas que podem também agredir o meio ambiente.
Uma ótima receita para limpar piso é:
- Uma vez por semana use uma mistura de ¼ de xícara de vinagre, uma gota de detergente em meio litro de água quente. Aplique no piso em partes, secando sempre o excesso de umidade com um pano limpo ou de microfibra.
Se o objetivo e uma limpeza mais profunda (dos rejuntes, por exemplo), vale a pena investir num aparelho de limpeza a vapor. Além da sujeira e da gordura, o vapor ajuda a remover as manchas e microorganismos.
Mas atenção! Cuidado com o vinagre! Aqui o vinagre não é amigo. Mesmo uma pequena quantidade pode manchar permanentemente seu piso de porcelanato e outras superfícies de pedra. Nada de amoníacos ou cloro também.
Como limpar piso de mármores e granitos
Embora cada vez mais raros – e mais caros – pisos e mármore ou granito são bastante comuns no Brasil. Este é um material natural, um recurso não renovável , e que, por isto mesmo, precisa ser tratado com carinho.
Tanto mármore quanto granito são materiais porosos. Mesmo quando recebem tratamento de resina, eles vão absorver (pelo menos um pouco) líquidos e óleos.
- Para a limpeza, use sabão ou detergente neutros.
- Já para deixá-los mais bonitos, ao invés de encerar, prefira materiais impermeabilizantes e ceras próprias. Em lojas especializadas na venda de produtos de limpeza, existem alguns específicos para “selar” mármores e granitos, que impedem (ou pelo menos diminuem a possibilidade) que a sujeira penetre na superfície e apareçam manchas. Uma boa alternativa para renovar estes pisos é polir com produtos específicos.
CUIDADO com produto multiuso, que contenham butiglicol, que podem manchar as pedras. Evite também cloro – e claro, água sanitária, que contém cloro – que aumenta a porosidade da pedra e desgasta a superfície.
Como limpar piso de cimento queimado
O cimento queimado também é um material poroso, mais poroso que mármores e granitos. Portanto, a limpeza segue o mesmo ritmo: sabão neutro, vassoura ou enceradeira. Só precisa tomar um pouco mais de cuidado porque o cimento é mais sensível, no sentido de mais frágil e quebradiço – principalmente se não for resinado – então tudo deve ser o menos abrasivo possível.
- Se o seu piso de cimento queimado for resinado, siga as instruções da empresa que prestou o serviço. De maneira geral a maneira correta de limpá-lo é com um pano seco, ou levemente umedecido, mas nunca encharcado. E apenas limpar, nunca encerar.
- Não sendo o seu piso de cimento queimado resinado, para deixá-lo mais bonito e brilhante, quando for encerar pela primeira vez não abra mão de cera em pasta de alto brilho e enceradeira. Depois é só manter o brilho com cera líquida, que pode ser usada 1 vez por mês.
Como limpar sinteco e piso laminado
Pisos com sinteco são muito resistentes, afinal esse tipo de verniz é aplicado justamente para deixar o chão com cara de novo por muitos anos.
- A maneira correta de limpá-lo é com um pano seco, ou levemente umedecido, mas nunca encharcado. Ah! E não esqueça de que, como o sinteco é um verniz, nada de passar cera ou produtos a base de óleo. Existem produtos apropriados para sinteco, mas não são ceras.
- A dica aqui é manter a água bem longe do seu precioso piso.
Como limpar piso de madeira ( Maciça ou Laminado )
Seu piso de madeira – se não for sintecado – pode ter dois acabamentos: poliuretano ou cera. Não sabe qual é? Faça um teste rápido. Esfregue o dedo pela superfície. Se ficar manchado, provavelmente é encerado.
Para madeira com acabamento poliuretano – Caso a madeira tenha recebido tratamento com poliuretano ou revestimento poliacrílico, estará protegido de manchas e danos causados pela água.
Caso caia algo – como um suco, por exemplo, que contém açúcar e pode “melar”.
- Para limpar aplique uma mistura de ¼ de xícara de detergente neutro para um balde de água. Use um pano beeeeem torcido, e retire o excesso de umidade com um pano mais seco ainda ou de microfibra.
- Para madeira com acabamento de cera – Se seu piso de madeira for encerado, você precisa manter a água bem longe dele. O ideal é evitar até panos úmidos (a menos que caia algo, caso que você também pode usar a mistura de ¼ de xícara de detergente neutro para um balde de água). Aqui, a melhor opção é limpar com aspirador de pó ou varrer regularmente.
Como limpar piso vinílico
O piso vinílico que imita madeira também vem sendo bastante utilizado.
- Primeiro varra bem ou passe aspirador. Depois faça uma mistura de água e detergente. Depois passe um pano que não solte fiapos e seque bem, para evitar que mofe ou infiltre água, que pode acabar descolando o piso.
- Manchas mais difíceis saem com ajuda de uma esponja macia. Se não sair, tente bicarbonato de sódio, também com uma esponja bem macia, para não riscar o vinil.
- Para renovar o brilho do seu piso vinílico, use um pano umedecido com uma mistura de 3 litros de água para 1 xícara de vinagre. Antes de aplicar, teste em uma pequena área para poder visualizar o efeito.
Como limpar piso de linóleo
Linóleo é mais comum em casas no sul do Brasil. Antes de limpar lembre que linóleo não é vinil. Ele é feito a partir de óleo de linhaça, resina, calcário, fibras de madeira e pó de cortiça, e colorido com pigmentos minerais. Então precisa ser tratado como a cortiça.
- O pulo do gato é misturar em um frasco com spray apenas algumas gotas de detergente e água quente. Com a mistura, limpe o piso por partes, sempre secando a umidade com um pano limpo ou de microfibra.
Como limpar piso com carpete e tapetes
Tem carpete em casa? Ou tapetes? Esqueça a vassoura e escovas de cerdas. Elas podem estragar as fibras do tapete e deixar tudo com cara de velho.
- Não tem jeito, a melhor maneira de limpar carpetes é com aspirador de pó.
- Para tirar manchas use detergente neutro diluído em água morna. Bastam 10 gotas de detergente para um copo de água.
- Aplique a mistura na mancha com um pano branco limpo ou toalhas de papel sem estampa. Fique longe de panos ou toalhas de papel estampados, que podem acabar transferindo a cor para o carpete ou tapete e deixar tudo manchado.
Como limpar piso de bambu
O bambu é bonito, sustentável e seu uso vem aumentando. É um material um pouco mais sensível que a madeira, por isso é mais fácil de arranhar.
- A menos que seu piso de bambu tenha recebido algum tratamento – com um daqueles vernizes que falamos nos pisos de madeira – você vai precisar tomar cuidado extra na hora da limpeza para não arranhar e deixar tudo marcado.
- Para tirar a poeira, o ideal é varrer com vassoura de cerdas macias ou passar aspirador. Esse piso também aceita a mistura de ¼ de xícara de sabão neutro para um balde de água. É importante aplicar com pano bem torcido e retirar o excesso de umidade com um pano seco ou de microfibra.
Contrate o serviço de diarista em Maringá com a Jaqueline House Cleaning. (44) 9 9824-3117. Faxineira com referências.